
Do Sr. Cónego Manuel de Azevedo Tinoco, Diretor do Seminário de Nossa Senhora da Conceição – Braga, foi-nos enviado o seguinte testemunho:
“no passado dia 01 do corrente mês, a nossa mãe, Joaquina Elvira de Azevedo, residente em Proselo, Amares, teve um problema muito grave de saúde. De repente, deixou de falar e perdeu os movimentos. Embora da madrugada, reuniu-se, rapidamente, toda a família. Chamada com urgência uma médica amiga, foi diagnosticada uma acentuada falência cardíaca, seguida de AVC (Acidente Vascular Cerebral). De imediato, pensamos em internamento. Ainda chegamos a telefonar para uma clínica da cidade de Braga, mas a médica aconselhou-nos a que não o fizéssemos, pois iriamos apenas sacrificar a doente e os resultados seriam nulos. Disse-nos mesmo que, perante aquela situação, lhe parecia não haver nada a fazer. A nossa mãe respirava com muita dificuldade, eram evidentes certas secreções, não tinha reflexos e estava muito aflita.
Estávamos à volta da nossa mãe os quatro filhos e, quebrando o silêncio, falou um: Vamos pedir ao Senhor, que se estiver nos seus planos, restitua saúde à nossa mãe e, se tal não for o Seu desígnio, que nos dê a nós a graça de aceitarmos, com serenidade, a Sua divina vontade. Façamos com muita fé a nossa oração ao Senhor por intercessão do Senhor Padre Abílio.
Iniciamos a oração com o Pai Nosso e, estupefactos, vimos a nossa mãe a rezar connosco. A partir de então, progressivamente, a nossa mãe recuperou a fala e os movimentos. Passadas umas sete horas, já quase se encontrava no seu habitual estado de saúde.
Tudo se passou conforme descrito. Apresentamos o facto sem o julgarmos, mas confiamos muito na intercessão do Senhor Padre Abilio. Que por ele seja louvado o Senhor da vida e da morte.
Proselo, 3 Fevereiro 1988”